pôr-se ao fresco!

13:03 impressão instantânea 0 Comments

e aí está ele. esse verão tão aguardado! o verão é a altura certa para pôr as pernas de fora, os braços, o peito,  e porque não? olha que raios!, o corpo todo! e já agora pôr a alma a nú. sim, no verão temos uma maior predisposição para procurar o psicoterapeuta, tempo para analisar o sentido da nossa vida e vontade de meter as mãos na massa da nossa alma.
se ainda não o fez deixo-lhe três sugestões maravilhosas, uma para cada parte de si: mente, corpo e alma.

#1
A mente

faça um pouco de introspecção. se nos dias de trabalho andamos sempre em piloto automático, em férias quebramos os hábitos e os rituais, logo esta é a altura ideal para que muitas das nossas dúvidas existenciais aflorem, mas também o momento certo para procurar algumas respostas. não há que ter medo de procurar um caderno e uma caneta e verter alguns dos pensamentos que andam a passear nas circunvoluções desse cerebrozinho. mal não faz e talvez faça um bem desgraçado. se escrever não atrai, então desenhe ou fotografe. de qualquer forma exprima as suas dúvidas, as vontades, os desejos. imagine quem quer ser e descreva essa pessoa. faça uma colagem com fotografias suas, acrescente palavras de coragem e de amor por si próprio. mas alerta: não há curas milagrosas aqui. se tem problemas sérios procure alguém competente. deixo-vos uma imagem do meu caderninho de colagens e pensamentos, para que vos sirva de inspiração.

#2
O corpo


há que mostrar respeito pelo corpo. não só pelo sentido estético ou pela saúde da coisa, mas porque um corpo cuidado evidencia o amor que temos por nós. assim, o mais importante é a hidratação. e claro, começar por dentro. beber água? eu não bebo água. acho uma seca, passo a expressão! afinal beber algo com um sabor insípido é um verdadeiro desperdício. não é por isso que me vou meter nos copos, mas seria uma excelente desculpa, se alguma vez me faltar alguma. mas adoro beber águas frescas com sabores. cá por casa fazem-se. não se compra água, com ou sem sabor. a coisa é fácil. não tem complicação alguma. aliás, a minha filha de 4 anos, já é uma expert. 
fica a receita:
jarro com água q.b.
cubos de gelo
hortelã
fruta da estação à escolha do freguês (na foto é limão e mirtilos)
aaaaah! uma maravilha!
depois é hidratar por fora, não só a cara, mas a pele toda. todos os dias depois do banho, pelo menos. use o que lhe aprouver. produtos não faltam, para todos os gostos e todas as bolsas. as minhas preferências pessoais recaem sempre em produtos naturais. o óleo de amêndoas doces continua, desde sempre, a ser a minha opção. recentemente, descobri o óleo de côco e estou convertida. o aroma é uma maravilha e é multifunções. além disso, nem toda a gente gosta do cheiro do óleo de amêndoas doces.

#3
A alma

ora, esta é a parte mais difícil, pensam vocês  não é não. a alma satisfaz-se com pouco. e até vos digo mais. se vocês já trataram de arrumar o cérebro e de hidratar o corpo, provavelmente também nutriram a alma. tratar da alma é dar mimo ao eu. o que acharem que precisam agora, vão buscar. até podem parar de ler o blogue. precisam de tempo para ler um livro, sentar numa esplanada, fazer exercício físico, ouvir música, ir ao teatro ou ao cinema, estar com os amigos, passar tempo de qualidade com os filhos? enfim, o que desejarem. mimem-se! até vale comer um gelado ou um bolinho. só não se metam a comprar coisas e mais coisas. por aí a alma não enche e, no fundo, todos sabemos isso.


0 comentários: